07JAN

História do Sorvete

Como surgiu o sorvete?

    O sorvete é uma sobremesa adorada por muitos principalmente pelas crianças. Durante o verão ele se torna um dos nossos melhores amigos, pois nos ajuda a refrescar naquele dia mais quente. Se lhe perguntassem você saberia dizer como foi inventado o sorvete? Então vamos saber disso agora.


Um Pouco Mais Gelado

        O sorvete na verdade não foi uma criação planejada e a descoberta não passou de um delicioso acidente. Há mais de 4 mil anos, um Chinês preparou uma sobremesa para sua família com leite e arroz, mas precisava consumir fria então enterrou sua sobremesa na neve para que isso acontecesse mais rápido.
            Ao retirar da neve ele percebeu que a mistura gelada tinha ficado saborosa e acrescentando um pouco de mel passou a consumir constantemente. Outras pessoas então passaram a fazer o mesmo e descobriram que a tal sobremesa congelada poderia ser feita com as mais diversas misturas e sabores e então a ideia se popularizou totalmente, mas nesta época somente a nobreza tinha o prazer de prestigiar o doce, já que o leite era uma iguaria muito cara na época.


História do Sorvete

        Saindo da China, a sobremesa congelada chegou até os árabes onde ela recebeu o nome de Sharbet, onde a mistura de leite e outras iguarias passou também a receber uma calda gelada feita com mel. Foi inclusive os Sharbets que deram nome atual à essa sobremesa, pois quando ela passou a ser produzida e consumida na França, receberam o nome de Sorbets e foram então aportuguesados para Sorvete.


Da China Para A Europa

        Não demorou muito para a nova ideia chegar no território europeu e isso aconteceu através de Marco Polo que viajou para a China em 1271 e adorou a novidade da nova sobremesa. Foi então que levou alguns cremes congelados para a Itália que logo passou a ser produzida por lá também.
        Dessa vez os cremes ganharam sabores de frutas e foram ganhando todo o continente europeu com muita facilidade. Nessa época, o que se consumia na Europa sob todos os aspectos, se espalhava rapidamente para o mundo inteiro, já que este continente era referência de bons gostos e descobertas.


A Criação dos Sorvetes e da Primeira Sorveteria do Mundo

        Em meados do século XVI, um culinário francês chamado Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici, resolveu introduzir a sobremesa no cardápio da corte onde teve muito sucesso e maior visibilidade na sociedade. Ainda assim, o doce ainda era consumido somente por uma determinada classe por ser algo muito caro de produzir.
            Para ajudar a popularizar o doce, outro francês, o cozinheiro Francesco Procópio abriu um café na cidade e começou a produzir os sorbets e vender em preços mais populares e também bebidas geladas feito à base da sobremesa. Esta foi considerada a primeira sorveteria da história.
          Após o sucesso da primeira sorveteria, outras 250 foram criadas apenas no território Francês e se popularizou de tal forma que o país passou a produzir e exportar os sorvetes para outras partes do mundo, começando pelos Estados Unidos, onde definitivamente ganhou a forma que conhecemos nos dias de hoje.


Fonte: http://www.culturamix.com/cultura/curiosidades/como-surgiu-o-sorvete

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço